quinta-feira, 16 de julho de 2009

Memorial de Santo António

De fundação muito antiga, ancorada no período Proto-histórico, a povoação de Arouca recebeu foral de D. Afonso Henriques (1109-1185), decorria o ano de 1151, posteriormente confirmado (1217) por D. Afonso II (1185-1223), cabendo a D. Manuel I (1469-1521) a concessão de novo foral, numa evidência do papel importante que a região vinha assumindo no desenvolvimento da sua vida política e administrativa, em grande parte mercê da existência do Mosteiro de Arouca. Quanto ao "Memorial de Santo António do Burgo", protegido legalmente logo em 1910, através da sua inclusão na primeira lista (1910) de edifícios classificados como "monumentos nacionais", ele ergue-se num pequeno adro fronteiro à capela paroquial, na berma da estrada nacional, e é composto de arcada granítica que, alegadamente, se destina a assinalar o local onde terá sido depositado o corpo da Infanta D. Mafalda (?-1256), filha de D. Sancho I (1209-1248), Rainha de Castela (ainda que efemeramente) e reformadora daquele cenóbio, razão pela qual é conhecido também por "Arco da Rainha Santa". Assente em pedestal, de planta rectangular, com quase cinco metros de altura, o arco, de volta perfeita simples, com pouco mais de dois metros de diâmetro, apresenta-se rasgado (através de duas frestas com besantes) superiormente e finalizado com cruzes nos flancos e componente cilíndrico. Quanto à decoração, predominantemente geométrica e vegetalista , ela surge nas molduras exteriores e intradorso da arquivolta, assim como na empena apoiada por duplos colunelos de fuste liso e capitéis lavrados com componentes antropomórficos. Fonte: A. Martins / IPPAR
.
Sobre este esplêndido monumento, o Doutor Filipe Simões escreveu nos seus Escritos Diversos (pág.329), uma possível explicação para aquela edificação a escassas centenas de metros do Convento de Arouca e, que o Dr. Simões Júnior transcreveu nas suas notas e, que pela importância e pertinência para o tema que estamos a tratar passo a transcrever:
««Antes de entrar na vila, junto de uma igreja que julgo ser de S. Pedro (foi sempre de Santo António), conserva-se um arco de granito extremamente curioso. Chamam-lhe MOIMENTO, e anda em tradição que teria sido erguido, bem como outros dois que se encontram na estrada de Rio Tinto e que não tive ocasião de observar, para comemorar o transito do cadáver da Rainha Dona Mafalda, daquela povoação, onde falecera, para o Mosteiro de Arouca, onde jaz sepultada. O cadáver fora milagrosamente transportado por uma mula sem guia.
A tradição é contestável, porque Ruy de Pina e Fr. Bernardo de Brito, afirmam que a Rainha falecera em Arouca. Um antigo e extenso epitáfio, que o segundo achara ainda inteiro, e Fr. António Brandão em grande parte, não refere tão importante facto, como seria o transito de Rio Tinto para Arouca. Enfim tudo leva a crêr que sobre a existência dos três menumentos se arquitectaria a lenda vasada nos moldes de outra muito conhecida que se refere aos cinco Mártires de Marrocos.
Seja como for, tem este monumento pela sua forma e dimensões a maior analogia com o de Odivelas, que todos supõem levantado para o transito de um cadáver real, querendo uns que fosse, conforme a tradição, o de el-rei D. Diniz, outros o de el-rei D. João I. Todavia o estilo difere muito, sendo ogival no monumento de Odivelas e românico no de Arouca.
Tem este a forma de um arco de volta redonda, no meio do qual foi horizontalmente atravessada uma pedra abaúlada como a campa de um tumulo. Esta pedra estriba-se de cada lado em duas pequenas colunas com capiteis. As faces do arco, os capiteis e colunelos são muito ornamentados, num estilo que se atribuiria melhor ao século XII que ao imediato. O exame dos outros dois monumentos, se por acaso existem de pé, daria provavelmente indicações mais importantes, até porque o de Arouca foi remexido e restaurado. Infelizmente não me foi possível seguir a estrada de Rio Tinto»». in Meu Rumo
.
Classificado Monumento Nacional, pelo Decreto 16-06-1910, DG 136, de 23-06-1910
Situa-se no lugar de Santo António, na freguesia de Santa Eulália.
.

1 comentário:

  1. Texto muito interessante.
    partilho a localização exacta do Memorial no G. Maps
    https://goo.gl/maps/4Hup6qmbXWv

    ResponderEliminar