sexta-feira, 1 de abril de 2011

Elísio Fernando Moreira Brandão

Filho de José Teixeira de Pinho Brandão e de D. Helena Moreira Brandão, Elísio Fernando Moreira Brandão, nasceu na Casa de Telarda de Baixo, freguesia de Rossas, concelho de Arouca, em 20 de janeiro de 1953.
É Professor Catedrático, desde 2003, do Agrupamento Cientifico de Gestão, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, ao qual preside, tendo sido reeleito em 2011. É ainda o docente responsável pela Secção de Finanças do mesmo Agrupamento Cientifico da FEP e orientador ou co-orientador de mais de duas dezenas de teses de Mestrado e Doutoramento nas áreas de sua especiaidade.
Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1978, com a classificação final de Bom, Elísio Brandão foi nesse mesmo ano convidado a integrar o quadro de professores daquela Faculdade, onde passou a lecionar nas áreas de contabilidade, cuja docência e investigação nas áreas de Finanças e Fiscalidade assegurou posteriormente até à atualidade.
Entretanto, em 1983, obteve o grau de Mestre (D.E.A.) em Gestão e, em 1988, obteve o grau de "Docteur D'Etat" em Gestão, especialidade de Finanças, com a classificação máxima, por unanimidade do júri (très honnorable à l'unanimité du jury), pela Universidade de Paris IX - Dauphine. Com este último grau obteve equivalência ao grau de Doutor em Economia, especialidade de Finanças Empresariais, pela Faculdade de origem. Seguiu-se a obtenção, em 2000, do título de Agregado, por unanimidade do júri do Agrupamento Científico de Gestão da FEP, tendo efetuado a investigação preparatória com o Professor responsável da Unidade de Finanças da Universidade católica de "Lovain-la-Neuve", Bélgica.
É autor e co-autor de vários artigos publicados em Portugal e no estrangeiro, em revistas das especialidades de Finanças, Fiscalidade e Contabilidade, e autor do livro "Finanças", que conta já 7 edições.
É ainda autor e co-autor de vários artigos apresentados em conferências científicas internacionais, na Europa e EUA.
Presidiu à Comissão Científica Portuguesa das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão e organizou e presidiu a várias conferências sobre a suas especialidades, inclusivamente proferidas por professores estrangeiros em Portugal.
É o Responsável pela Pós-Graduação em Finanças e Fiscalidade, de que foi proponente 2004, inicialmente no âmbito da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e, atualmente, no âmbito da Porto Business School, PBS. Curso que conta já com mais de 400 Pós-Graduados.
É o Diretor do Mestrado em Finanças e Fiscalidade da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, de que foi proponente em 2008. Este Mestrado foi classificado como o primeiro e único em Portugal, 15.º na Europa e 50.º a nível mundial, no ano de 2012, de acordo com os Best Masters and MBA da EDUNIVERSAL.
No âmbito destes cursos de Pós-Graduação e Mestrado, organizou várias conferências, tendo como palestrantes várias personalidades nacionais e internacionais.
Para além da Faculdade de origem, enquanto docente, Elísio Brandão ensinou e/ou proferiu conferências sobre as áreas de especialidade, na Universidade de Aveiro, na Universidade Católica, na Universidade de Coimbra, na Universidade de Évora, na Universidade do Algarve, na Universidade do Minho, nas Universidades Lusíada e Portucalente e em vários institutos Politécnicos, o que faz deste Professor, natural de Arouca, uma das personalidades mais autorizadas nas áreas de Finanças, Fiscalidade e Contabilidade.
Integra várias Comissões de Avaliação Externas, no âmbito da Agência de Acreditação A3ES, que avalia os cursos superiores de várias Universidades.
Foi membro da Comissão de Avaliação Externa das Licenciaturas da Área de Gestão, Administração e Marketing das Universidades Portuguesas; e membro da Comissão Científica de Finanças da Universidade de Lille II.
Fruto da sua larga experiência como docente e académico, Elísio Brandão desempenhou simultâneamente as funções de Administrador de Empresas do sector industrial, energético e imobiliário, bem como na Banca e Holdings, sendo ainda consultor de várias instituições e entidades.
Entre as suas distinções e condecorações, destacam-se a de "Awards Prize and Honours", a de "Best Application Paper Awards", e as insígnias de "Chevalier des Palmes Académiques", atribuídas pelo Estado Francês, em 2010.
última atualização: 26.VIII.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário