sexta-feira, 31 de julho de 2009

Freguesia de Covêlo de Paivô

Covelo de Paivó é a única freguesia do concelho de Arouca que pertence à diocese de Viseu.Esta freguesia que contempla as aldeias de Covelo de Paivó, Regoufe, Drave, Pego e Emproa. Pertenceram à freguesia de S. Martinho das Moutas. Constituida a freguesia, eclesiasticamente ficou como curato da apresentação do vigário de S. Martinhodas Moutas, que fazia parte do concelho de Lafões, passando mais tarde para o concelho do Sul, extinto em 24 de Outubro de 1855, passando para o concelho de S. Pedro do Sul, mas, pela lei nº 653, de 16 de Fevereiro de 1917, foi anexada ao concelho de Arouca.
A origem de povoados nesta região é anterior à fundação da nacionalidade e mesmo ao domínio Romano, pois em 1946 foi encontrado em Regoufe uma pulseira de ouro com o peso de 171 gramas, formada por dois troncos de cone, ligados pela parte mais estreita, com o diametro, num dos bordos externos de 67,5 milímetros e no outro de 69,5 milímetros, e com 30 milímetros de altura, por dentro é lisa e por fora tem junto de cada bordo dois sulcos paralelos e pequenas incisões oblíquas, aos grupos de 13. Esta pulseira do período Romano encontra-se no Museu de Arte Sacra em Arouca.No lugar de Regoufe desta freguesia explorou-se volfrâmio durante a 2ª Grande Guerra, pela companhia Inglesa.
A agricultura e a pastorícia têm ainda hoje um papel importante nesta região de paisagens virgens e incomparáveis da qual a aldeia tradicional da Drave e o Rio Paivó, com as suas águas cristalinas fazem parte integrante.
.
Fonte: Site da Junta de Freguesia de Covêlo de Paivô.

Sem comentários:

Enviar um comentário